Catálogo de livros e Escritores da Leia Jangu

Escritora Juliana Duarte Monteiro 

Juliana Duarte Monteiro é uma escritora, professora e designer gráfico natural de Fortaleza, Ceará. Atualmente, reside no Conjunto Palmeiras, no bairro Jangurussu, onde desenvolve atividades culturais e educacionais. É casada com Felipe Monteiro e tem se destacado por seu engajamento em causas sociais.

Sua trajetória inclui a atuação em obras missionárias e a participação ativa no movimento feminista, além de acolher vítimas de violência doméstica por meio do Grupo de Apoio às Mulheres e Agroecologia (GAMA), atualmente se declara ex-feminista. Juliana também é membro da Academia Feminina de Letras do Ceará (AFELCE), instituição que conheceu por meio do jornalista Silvio Cayua.

Como escritora, Juliana publicou diversas obras pela editora Uiclap, incluindo:

- O Menino que Mentia Demais

- O Gordo Gordofóbico que Ninguém Entendia

- Antologia de Juliana Duarte – Edição Especial Dia das Mães

- Sabrina, a Menina que Cumpriu Todos os Mandamentos

- Conjunto Palmeiras: Mais que um Território, um Espetáculo

- Cartas do Jangurussu para a crianças de Gaza (Palestinas e Israelistas)

Além de sua produção literária, Juliana atua como professora de Administração e Recursos Humanos no SENAI Ceará, e também oferece serviços de maquiagem profissional, com foco na autoestima e bem-estar.

Ela já participou de entrevistas na Rádio FM Benfica, no Coletânea Podcast com Racine Fontenele, na TV Metrópole Canal Aberto 16.1, no programa do Paulo Sadat, e na TV Ceará 5.1, no programa Papo Literário com Soraya Santos. Também já fez lançamentos de livros no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), com o livro O Menino que Mentia Demais, e na Casa José de Alencar (UFC), com o livro Sabrina, a Menina que Cumpriu Todos os Mandamentos. Recentemente, participou como coautora na coletânea Memorial da Palavra Escrita da AFELCE e a coletânea Vozes Femininas: Memórias Compartilhadas de Elogio à Patrona. Lançou o livro Sabrina, a menina que cumpriu todos os mandamentos também na Bienal Internacional do Livro 2025 em Fortaleza - Ceará.

 Você pode acompanhar seu trabalho e atualizações por meio de suas redes sociais:

Instagram: @julianadesigner1990

Facebook: Juliana Duarte

https://uiclap.bio/julianaduarte


Escritora Vera Lucia Marques Araújo


Vera Lucia Marques Araújo nasceu em Meruoca Ceará no ano de 1962. Formou- se em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1990. Iniciou a carreira de professora aos 16 anos. Aposentou- se aos 58 anos quando iniciou a carreira de escritora.

Publicou o primeiro livro Pirambulando no Tempo da Ditadura Militar em 2021 sendo o mesmo selecionado no Edital Paulo Gustavo de aquisição para as Bibliotecas Públicas e Comunitárias do Ceará. Participou como expositora da XIV Bienal Internacional do Livro de Fortaleza em 2022, no estande Vozes do Ceará. Em 2023 participou do Prêmio Carolina

Maria de Jesus de literatura para mulheres com a obra PETRÔ - Uma Mulher que Rompeu o Tempo, sendo finalista. Em 2025 publicou o livro infantil Conta Outra Vó-Contos Para Acordar. Esse foi contemplado no Edital Paulo Gustavo Secultfor para publicação e foi lançado durante a XV Bienal Internacional de Fortaleza na Quadra Literária e no Espaço Emília Freitas.


 Francisco José Mesquita Bezerra

Minibiografia - Me chamo Francisco josé Mesquita Bezerra. Sou de

Fortaleza, Tenho formação em Ciências Sociais, Serviço Social, Técnico em

Segurança do Trabalho, Psicanálise e graduando em Psicologia, Atualmente

trabalhando como Psicanalista. Já fui militante do Movimento dos Conselhos

Populares no bairro Montese. Dentre as lutas realizadas por nós na época a

principal foi a da moradia. Meu instagram é @cientistahumano40 



Paloma Souza

Eu sou a Paloma, tenho 30 anos, sou artesã, poetisa e escritora. Amo ler, escrever e também viajar. Adoro gatos (meus pets) e andar de bicicleta. Sou católica, faço parte da Igreja Shalom.

Tenho transtorno de ansiedade e procuro focar no momento presente, que é o alicerce da minha alma. A música e a oração me ajudam a refletir sobre a minha mente e me acalmam.

Pretendo cursar Psicologia e Educação Física, pois amo praticar esportes e estudar a mente humana.

Minhas paixões são os peixes, fazer cursos (porque gosto de aprender coisas novas), assistir a filmes e documentários e produzir artesanato. 

Cristine Alves Pereira 

Cristine Alves Pereira é escritora, pedagoga, psicopedagoga, jornalista (registro nº 0003218/Ce-SRTE-CE) e mestranda em Linguística e Ensino pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora da rede municipal de ensino de Fortaleza, atua com dedicação e afeto no Infantil IV da Escola Bernadete Oriá de Oliveira. Evangélica, faz parte da Igreja Comunidade Cristo em Mim (CCEM Church), no Conjunto Palmeiras, onde vivência sua fé de modo inspirador. Mãe de Luis Guilherme, um menino autista de 8 anos, e de Ana Luisa, de 10 anos, Cristine encontra na maternidade a maior fonte de aprendizado e inspiração para suas histórias, que abordam temas como inclusão, empatia e solidariedade.

Integrante do Ponto de Cultura AMACAUASSU, no bairro Coaçu, em Eusébio, participa das ações da Biblioteca Comunitária Raimundo Pessoa Pereira, promovendo o acesso à leitura e à literatura como ferramentas de transformação social. Escritora de poemas, cordéis e livros infantis, Cristine expressa em suas obras o amor pela infância e o compromisso com a formação de leitores sensíveis e conscientes. Seus textos nascem do desejo de fortalecer e inspirar as crianças a serem solidárias e voluntárias, despertando desde cedo o cuidado com o outro e o espírito comunitário. Por meio de suas histórias, Cristine compartilha a magia da infância, o poder da empatia e a esperança de transformar o mundo com pequenos gestos de amor.